domingo, 12 de setembro de 2010

POR PERTO DO CAMINHO PARA SANTIAGO ... EM LEÇA DO BALIO

Ligado ao Caminho de Santiago, acabámos por encontrar um peregrino-ciclista austríaco que, a caminho do Porto, tinha já percorrido toda a Europa desde Viena (Austria) até Santiago de Compostela ... "BOM CAMINHO" é o cumprimento, a saudação, entre caminheiros e peregrinos!
Continuamos à volta do Caminho de Santiago. Hoje, a pé, visitámos a Feira Medieval de Matosinhos que decorre à volta do Mosteiro de Leça do Balio. Como podem ler na posta anterior, o Mosteiro de Leça do Balio tem uma parte substancial da sua "vida", ligada ao apoio aos peregrinos do Caminho de Santiago.

OS HOSPITALÁRIOS NO CAMINHO DE SANTIAGO: FEIRA MEDIEVAL NO MOSTEIRO DE LEÇA DO BALIO

A origem do Mosteiro de Santa Maria de Leça do Balio recua ao século X, há mais de mil anos. No ano de 1003, sabemos que aqui existia uam pequena comunidade de frades e freiras que observava regras de tradição visigótica. É, no entanto, a partir do século XII que este mosteiro ganhará grande protagonismo quando se tornou na primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S.João de Jerusalem, conhecida também por Ordem do Hsopital.
Na Península Ibérica, além do seu envolvimento no processo da "reconquista" cristã, esta ordem desempenhava uma actividade de apoio e protecção aos peregrinos que visitavam o túmulo do Apóstolo Santiago, em Compostela. (in folheto apresentação e programa da Feira Medieval de Matosinhos, que decorreu entre 9 e 12 de Setembro, no Mosteiro de Leça do Balio)

sábado, 4 de setembro de 2010

O CAMINHO ... À VOLTA DE NOSSA CASA!!!!

No Araújo (concelho de Matosinhos). Aqui toma-se o percurso até à Maia. Reencontrámos a vieira (concha) ...
É verdade! ... afinal o Caminho para Santiago passa mesmo junto a nossa casa. Mais própriamente a antiga estrada do Porto para a Póvoa de Varzim, com o nome de Rua Nova do Seixo ... Desde que regressámos dee Santiago de Compostela, temos sentido a falta das ... setas amarelas e da vieira (a concha)!!!

Pois bem, hoje resolvemos sair de casa e ver até onde nos levavam as setas amarelas ... o objectivo era ir tomar café, a pé (como deve ser!!), junto ao Mosteiro de Leça do Balio. Afinal tinhamos passado por lá quando andávamos a treinar e um padre até nos disse que, sim senhor, estavam habituados a por carimbos nas credenciais dos peregrinos. Se assim é, então o Caminho passa por lá ...

Errado! ... as setas levaram-nos até ao Araújo (concelho de Matosinhos) e daqui até à Maia ... quando demos por ela estávamos a tomar café na Maia!

A volta até nossa casa foi feita de Metro até às Sete Bicas (Senhora da Hora) e, depois, mais meia hora, a pé, até à ... home sweet home!

É um PERIGO! ... o Caminho, quem vem do Araújo em direcção à Maia, obriga os caminheiros/peregrinos a atravessar a via de acesso à Via Norte, obrigando-os a saltar o separador central. É um perigo e uma violência! Os veículos passam com grande velocidade ... é certo que, no separador central, há uma pintura que avisa "cuidado peregrinos!" ... mas não chega! As modernas vias cortaram os antigos caminhos. Seria exigível que as autoridades públicas acautelassem a segurança dos pereginos, construindo vias alternativas onde as modernas comeram as antigas!