sábado, 4 de setembro de 2010

O CAMINHO ... À VOLTA DE NOSSA CASA!!!!

No Araújo (concelho de Matosinhos). Aqui toma-se o percurso até à Maia. Reencontrámos a vieira (concha) ...
É verdade! ... afinal o Caminho para Santiago passa mesmo junto a nossa casa. Mais própriamente a antiga estrada do Porto para a Póvoa de Varzim, com o nome de Rua Nova do Seixo ... Desde que regressámos dee Santiago de Compostela, temos sentido a falta das ... setas amarelas e da vieira (a concha)!!!

Pois bem, hoje resolvemos sair de casa e ver até onde nos levavam as setas amarelas ... o objectivo era ir tomar café, a pé (como deve ser!!), junto ao Mosteiro de Leça do Balio. Afinal tinhamos passado por lá quando andávamos a treinar e um padre até nos disse que, sim senhor, estavam habituados a por carimbos nas credenciais dos peregrinos. Se assim é, então o Caminho passa por lá ...

Errado! ... as setas levaram-nos até ao Araújo (concelho de Matosinhos) e daqui até à Maia ... quando demos por ela estávamos a tomar café na Maia!

A volta até nossa casa foi feita de Metro até às Sete Bicas (Senhora da Hora) e, depois, mais meia hora, a pé, até à ... home sweet home!

É um PERIGO! ... o Caminho, quem vem do Araújo em direcção à Maia, obriga os caminheiros/peregrinos a atravessar a via de acesso à Via Norte, obrigando-os a saltar o separador central. É um perigo e uma violência! Os veículos passam com grande velocidade ... é certo que, no separador central, há uma pintura que avisa "cuidado peregrinos!" ... mas não chega! As modernas vias cortaram os antigos caminhos. Seria exigível que as autoridades públicas acautelassem a segurança dos pereginos, construindo vias alternativas onde as modernas comeram as antigas!

1 comentário:

  1. Olá. Parabéns pelo vosso blog. É interessante e agradável rever as paisagens do caminho português. Só uma informação: à saída do Porto havia 2 caminhos diferentes (agora até há três com o novo caminho do litoral): o que seguia por Barcelos e o que seguia por Braga e que se encontram todos em Ponte de Lima, daí o facto de não terem ido parar ao Mosteiro de Leça do Balio.
    Boas caminhadas
    darasola
    http://darasola.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Todas as opiniões e comentários são benvindos, desde que não sejam "anónimos"!