terça-feira, 31 de agosto de 2010

O CAMINHO ... UMA EXPERIÊNCIA INESQUECIVEL!!!!

Ontem chegámos a Santiago de Compostela! Confesso que me emocionei ... porque tinhamos conseguido, porque gostámos, porque fizemos Amigos(as), porque descobrimos outras vivências!

O Caminho Português (tal como os outros, como o Francês, com os seus 800 Km) até Santiago de Compostela não é nada que se compare a uma peregrinação religiosa. Todos estabelecem como objectivo, a chegada a Santiago, é certo! Mas enquanto dura o Caminho, vão acontecendo situações de humanismo, de partilha e de troca de experiências que transcendem o tal aspecto religioso!

O Caminho também não é uma romaria. Todos se prepararam e concentraram na busca de um objectivo. E, durante o Caminho, nota-se essa concentração, sente-se seriedade!

O Caminho é secular. Milhares e milhares já o percorreram. No nosso caso, no caminho português, é muito interessante percorrer a XIX Via Romana que ligava Braga a Astorga. É deslumbrante descobrir todos os cruzeiros que desenhavam o caminho até Santiago, hoje "ajudados" pelas conhecidas setas amarelas. É impressionante a quantidade de pequenas capelas e a beleza (na simplicidade) de quase todas elas!

No Caminho fazem-se amizades que nos acompanham até Santiago. Até parecem pequenas famílias de percurso, pois passam a existir algumas cumplicidades humanas. Se alguém não aparece, há, desde logo, iniciativa em saber o que aconteceu e onde ainda estará. Há também partilha no momento em que se retemperam forças. Há troca de experiências da vida de cada um. No final, em Santiago, tudo isso que se contruiu ao longo do Caminho, dá direito a um momento de despedida que significa sempre, uma espécie de "Até já!...".

No nosso Caminho gostámos muito de ter conhecido a Francesca (italiana) e o Viktor (bulgaro), o Ken e a Emily (canadianos), a Loreen (inglesa), um casal de dinamarqueses já na casa dos 70 anos, o Etienne (francês) e a Valquiria (brasileira) ... ao longo do caminho fomos conversando de tudo. Do que fazemos nos países onde vivemos, do que nos motiva para fazer os Caminhos (sim, porque a Francesca e o Viktor já fizeram o longo caminho francês!!), do pulsar social em cada país (tema mais frequente com o casal italiana e bulgaro) ...

O Caminho Português para Santiago, mostra também, como já escrevi, aspectos muito interessantes das comunidades por onde vamos passando. A contestação à construção proliferante de auto-estradas e aos polígonos industriais, mostra que as comunidades querem preservar a sua vida e não querem sofrer, a prazo efeitos de desertificação por imposição de vias onde se passa mas nunca se pára!

Em Moz, pequeno pueblo, visitámos um Paço que foi construído com o esforço dos moradores depois dos grandes e poderosos terem literalmente abandonado esse local ... Nesse Paço, é impressionante a quantidade de actividades culturais e cívicas, onde a percentagem de jovens é altissima ...

Também em Moz, o casal Dona Flora e Manolo, responsáveis por uma pequena mercearia (Quiosco) em frente ao Albergue local, são uma imagem viva de simpatia e bom acolhimento que ficará nas nossas memórias. Aquela tortilha espanhola acompanhada por uma frequissima salada de tomate, jantada às 17.30 horas portuguesas, foi autentico tónico para a super etapa de 31 quilómetros do dia seguinte ...

Começámos a 24 de Agosto em Valença do Minho e terminámos em 29 de Agosto diante da Catedral de Santiago ... foi uma experiência inesquecivel. Ficámos com um bichinho que nos pede a repetição da experiência no Caminho dos Caminhos que é o francês !

Até lá, gostaríamos de juntar mais vontades de outros caminheiros/peregrinos que gostassem de partilhar estas experiências!!!!

Aos nossos Amigos de Caminho o nosso MUITO OBRIGADO pela companhia, pela amizade, pelas boas conversas!
<>
Aspecto do interior do Albergue de Mos ...

A Rosa com a Dona Flora ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todas as opiniões e comentários são benvindos, desde que não sejam "anónimos"!