segunda-feira, 23 de agosto de 2010

OS PREPARATIVOS ...

Ainda bem que não somos os primeiros !!! ... podemos e devemos consultar os relatos de outros caminheiros. Embora os preparativos tenham muito a ver com cada um(a), com cada grupo.

O mais importante, já que se vai caminhar, i.e. andar a pé, é a escolha das botas/sapatilhas. Os pés têm de ficar confortáveis para poderem percorrer - no nosso caso! - 120 quilómetros.

Hoje em dia, exitem muitos locais, com preços acessíveis, para se escolher um bom conforto para os pés! E, nesses locais de venda, há muita informação sobre o tipo de calçado a escolher tendo em conta o percurso que se escolheu. No nosso caso, não gastámos mais de oitenta euros!

Importante também é a organização do que se leva ... às costas. Convém que não se tente levar este mundo e o outro ... é que pesa muiiiito! Entre roupa interior e exterior, saco cama (é preciso para os albergues), sabão para ir lavando alguma roupa, chinelos (por exemplo, tipo havaianas), toalha para banhos, alguns medicamentos para imprevistos, creme para os pés ... os dois, não levamos mais de 17 quilos no total. É também necessário escolher bem a mochila para que as costas não protestem ao longo da caminhada...

Escolhidos o calçado e as mochilas, torna-se imperioso treinar alguns percursos, antes de nos lançarmos na caminhada própriamente dita. No nosso caso, fizemos ao fim-de-semana, percursos entre 10 e os 17 quilómetros ... ficámos convencidos de que estávamos aptos para enfrentar o grande desafio!

MUITO IMPORTANTE: fazer uma caminhada não é fazer um contra-relógio, não é transportar o stress dos percursos diários motorizados "casa-trabalho-casa" ... fazer uma caminhada é andarmos ao nosso ritmo, sem pressas, sem o tal stress !

Durante os nossos treinos, enfrentámos dias de muito calor (Julho e Agosto) e isso fez-nos descobrir que as nossas cabeças precisam de protecção e a pele que nos cobre não gosta muito de radiações solares sem limite ... ou seja, chapéu ou boné e cremes de protecção solar são imprecindíveis! Lembram-se do "chapéus há muitos ...." ? Então há que escolher o chapéu adequado ...

Como a caminhada que vamos fazer é o caminho de Santiago, ficámos a saber pelos relatos de outros caminheiros e peregrinos que há uma "Credencial do Peregrino" que é importante para se ter acesso a Albergues e a cuidados médicos, se necessário. Não foi fácil obter essa Credencial. Só a conseguimos, graças ao Posto de Turismo de Caminha que nos indicou, e bem, os Escuteiros de Valença que gerem o Albergue de S.Teotónio, naquela cidade minhota fronteiriça. O escuta Paulo (telemóvel 918 234 938) foi impec !!!

Para se obter a dita Credencial, podem também recorrer à "Associação dos Amigos do Caminho de Santiago". Por exemplo, em Viana do Castelo é na Rua General Luís do Rego, número 149, o telemóvel é o 968 523 593 e o mail aacs_viana@hotmail.com. Não percam tempo a visitar paróquias nem uma tal "Associação Espaço Jacobeus " ... não correu nada bem connosco!

A nossa caminhada até Santiago de Compostela, é feita a partir de Valença, para fazermos mais de 100 quilómetros a pé, condição para termos acesso à Credencial.

Não é obrigatório ficar em Albergues. Existem também hostais e hoteis com preços acessíveis e sobre isso consegue-se obter boas informações através da net e de publicações que existem à venda.

Para se andar bem e em forma, a alimentação também é vital! Contamos fazer sempre uma refeição quente (e baratinha!) à noite e, de manhazinha e ao almoço, abastecer-nos-emos em mercearias, em pequenos supermercados ou com uma tapas galegas ...

Por hoje é tudo, amanhã há mais ... já no ínicio da caminhada!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todas as opiniões e comentários são benvindos, desde que não sejam "anónimos"!